INP ENTREGA RAMAL DE MÉDIA/BAIXA TENSÃO À ADMINISTRAÇÃO DO SUMBE
O ramal de média/baixa tensão de energia eléctrica foi construÃdo na povoação do Bezengulo, comuna da Gangula, dista a 23 quilómetros a norte da cidade do Sumbe. A localidade foi fundada em 1902 e possui cerca de 1684 habitantes.
Passará a constar na história daquela comunidade o dia 12.07.2024, como data oficial em que o Instituto Nacional de Petróleos, na pessoa do seu Director Geral, Alegria Raúl Joaquim, na presença de empresas parceiras e a população procedeu a entrega formal à Administração do Sumbe, o Ramal de média/baixa tensão, que doravante passará a fornecer energia eléctrica a várias residências da comunidade local, sendo que 28 delas já possuem ligação domiciliar.
Durante a cerimônia, o Director Geral do INP, Alegria Raúl Joaquim, fez uma breve resenha sobre a cooperação institucional existente entre a instituição que dirige e a Comuna da Gangula, sublinhando os projectos que o INP tem vindo a desenvolver nas comunidades circunvizinhas no âmbito da sua responsabilidade social, com realce na formação de quadros por via de concessão de bolsas de estudo aos melhores alunos das escolas da comuna, fornecimento de água potável por via do sistema de adução (Chafariz) que beneficia cerca de cinco mil pessoas de forma directa e, finalmente, a energia eléctrica por via do ramal ora inaugurado.
O Director Geral do INP frisou ainda que, a energia facilitará o processo de ensino e aprendizagem no perÃodo nocturno, o trabalho dos técnicos de saúde que atendem o Posto Médico e a iluminação externa do bairro.
Alegria Raúl Joaquim, sublinhou que este ganho só se tornou possÃvel graças o apoio e a intervenção dos parceiros, orçado num valor de 43 milhões setecentos e noventa e nove mil kwanzas, sendo que, deste valor a empresa Angoil Bumy patrocinou 30 milhões, representando cerca de 68% do custo global do projecto, a empresa Electro Zé Guimas, com sete milhões, representa 16% e o INP seis milhões seiscentos e noventa e nove mil novecentos e quarenta Kwanzas, cerca de 16% de participação e advocacia para a comunidade.
Já o Director Geral Adjunto da Angoil Bumy, António de Sousa Júnior, afirmou que a sua empresa está preocupada com o desenvolvimento sustentável das comunidades, por isso, garante continuar apoiar projectos que melhorem a vida da população.
E o responsável da Electro Zé Guimas, garantiu apoior todo o projecto social quando for chamado para o efeito.
Adérito Jorge, Administrador do Sumbe agradeceu o esforço do INP e das empresas parceiras que tornaram possÃvel o projecto de energizar a localidade do Bezengulo, visto que veio ajudar sobremaneira a população e convidou a população interessada a regressar à s aulas.
O Soba Domingos Machila agradeceu a coragem do INP em levar à comunidade vários projectos que estão a ajudar a mudar a vida da população, por essa razão, apela as famÃlias a cuidarem do património visto que, desde o perÃodo que a aldeia foi fundada somente agora conhece alguns sinais de desenvolvimento, graças as pessoas de boa vontade.
O padre VirgÃlio Canário, filho da Gangula está satisfeito com a iniciativa e pede mais projectos para a comunidade.
INP CONSTRÓI CHAFARIZ PARA A LOCALIDADE DO BEZENGULO
No âmbito das suas responsabilidades sociais, o Instituto Nacional de Petróleos procedeu a construção de um chafariz na localidade do Bezengulo que dista à 16 km das suas instalações.
A estrutura conta com um reservatório para a decantação e um ponto de abastecimento com seis torneiras.
A mesma, visa mitigar uma das principais preocupações da localidade que conta com mais de quinhentas famÃlias. Participaram da concepção e estruturação de todo o sistema de bombeamento alunos da 12a.classe do curso de Manutenção Industrial.
- O Instituto Nacional de Petróleos está situado na Comuna da Gangula, municÃpio do Sumbe e no quadro da sua Responsabilidade Social tem oferecido, na base de um protocolo com a Administração Comunal, patrocÃnio ao melhor aluno que conclua a 9ª classe nas escolas do primeiro Ciclo do Ensino Secundário sediadas na localidade. Deste modo, anualmente, a comuna tem no INP quatro alunos bolseiros da 10ª a 13ª classe para felicidade dos pais e encarregados de educação que ficam isentos de encargos com a instituição